quinta-feira, 10 de março de 2011

Sistema de Saúde Sueco


Quando pensava que o sistema de saúde em Portugal deixava muito a desejar, eis que descubro que afinal pode haver pior!

No mês passado, a menina Lisa despassarada, caiu pelas escadas traseiras do avião, resultado fui parar às urgências do hospital de Nyköping (cidade onde resido actualmente).

O cenário final não podia ser pior:
  • Uma sala cheia de velhotes acidentados por quedas devido ao gelo (sim porque nesta altura do ano a neve torna-se gelo, e de uma queda ninguém se livra),
  • Quando o turno de um funcionário Sueco termina, não vale a pena perguntar-lhes se quer onde fica o wc porque lhe vai parecer uma piada, responde-te em sueco como a gozar contigo, e no final de contas ficas com cara de parvo sem saber onde é o wc,
  • A isto juntaram-se três longas horas de espera, para me dizerem que afinal nem tinha nada partido (boa até aí já tinha percebido)!
  • Mas também sei de histórias como, ir ao hospital tratar de uma infecção urinária e o que levas para casa são nada mais nada menos que comprimidos para não urinar (ora se tudo o que precisas quando tens uma infecção dessas é beber muita água e ir precisamente ao wc),
Não sou a única a queixar-se do Sistema de Saúde Sueco, tenho ouvido muitas queixas ultimamente, afinal de contas, até gosto muito do sistema de Saúde Português!

xoxo

__________________________________________________________________
Se gostarem do post não se esqueçam de partilhar pelo Twitter e/ou Facebook, obrigada malta!


8 comentários:

Ricardo Amorim disse...

Olá Lisa! Antes de mais, parabéns pelas 1000 visitas no mês, contudo acho que o numero não está correcto pois só eu fiz mais do dobro! (brincadeirinha)

Sei que é a primeira vez que comento, isto pq, geralmente concordo com quase tudo o que dizes. Mas não posso deixar este teu post em claro.

Quero apenas partilhar uma experiência que tive esta semana, num tb, hospital de Nykoping.

Ando com uma dor num ombro há mais de 3 meses, que nos últimos dias tem vindo a ser mais forte, inclusive, nãp me deixa dormir.

A meio de uma tarde, destas que nós temos com tantas actividades, lembrei-me de ir ao médico ver o que isto era. (uma consulta, tipo reforço, não urgência)
Cheguei à senhora da recepção e expliquei o que se passava. Em 5 minutos vi-me numa sala a fazer um electrocardiograma, análises ao sangue, tensões e micrografia aos pulmões.

Esperei 15 min pelos resultados, tendo entretanto, falado com uma médica. Ele analisou as análises e disse-me que era um problema no ombro (nada de novo) mas que era muscular e que estava infectado, daí as minhas dores.

Consulta no fisioterapeuta e cortisona no braço e está tudo resolvido.

Tudo isto por umas miseras koroas.

Como seria no sistema de saúde Português?

Apenas para partilhar a minha menos negativa experiência, e deixar-te um xoxo. =)

Lisa disse...

Bem, então fico muito feliz de teres tido uma experiência melhor que a minha, e assim sei que futuramente quando necessite dos serviços de saúde suecos terei mais sorte certamente.
resta-me pedir desculpa aos suecos por ter feito uma análise negativa apenas por poucas experiências que tive!

Alguém tem mais experiências?!?

Joana Ribeiro disse...

Eu faço parte do sistema de saúde sueco e só tenho coisas boas a dizer. :p

David disse...

Moral da história.. o problema é do Sistema Lisa :)

Lisa disse...

lol pelos vistos o sistema de saúde sueco só não resulta comigo! lol aii continuo a mesma :)

Joana Ribeiro disse...

Estou a brincar :p Deve ter coisas más, claro. E depois depende sempre das pessoas que atendem, não dizerem onde é a casa de banho só pode ser por a) não falarem inglês ou b) ser um dia mau e não conseguirem disfarçar.
Ao Podetalco, era no ombro esquerdo? Só assim se justifica o electrocardiograma..

Na parte que me toca, do sistema que conheço, acho que está tudo muito bem coordenado para que tudo funcione, mas a verdade é que há falta de profissionais de saúde. (Lisa! É a oportunidade)
Beijinhos

Lisa disse...

umm ao menos o meu post está a dar que falar,me gusta :D
Epah..eu sei que eles estão à rasca por novos profissionais de saúde a trabalhar cá...mas ainda não meti na cabeça viver cá! rsrsrs

Joana Ribeiro disse...

Mas já vives! :)
Beijinhos **

Enviar um comentário